Olá galerinha mágica, tudo bem com vocês? Hoje vamos nos aprofundar nos recursos básicos para alfabetizar uma criança.
Que cor tem a sua emoção hoje?
O primeiro passo e o mais importante nesse processo é ensinar a criança a expressar as suas emoções, além disso é preciso mostrar que todas as emoções são boas, inclusive a raiva.
O monstro das cores
O livro infantil de Anna Llenas é maravilhoso para isso, você pode encenar a história com as mãos, tenha certeza que a garotada irá gostar.
Pegue uma folha de papel e giz de cera ou lápis de cor e peça para a criança pintar a folha com as cores que representam as suas emoções.
Faça você também a atividade e depois fale como você está se sentindo e estimule a criança a fazer o mesmo.
Depois disso diga o quanto todos estão preocupados, mas que se cada um fizer a sua parte, juntos sairemos dessa situação da melhor maneira possível.
Empatia
Quando diminuímos a tensão e demonstramos empatia, a criança se desarma e como resultado criamos uma ponte para o saber.
Em outras palavras, temos que trabalhar a criança como um todo, para tanto, a arte e o esporte serão os nossos aliados.
Tire um dia e convide a criança para estudar, como proposta de atividade alterne entre cantar, dançar, desenhar e pintar e, consequentemente perguntar “que cor tem a sua emoção hoje”.

Hábito
Como mencionado anteriormente, o nosso cérebro precisa de 66 dias seguidos para tornar uma tarefa nova num hábito, logo, todos os dias pergunte como o monstro das cores se sente.
Cronograma
Uma dica valiosa é separar os estudos por dia, dessa forma a rotina não ficará cansativa.
Exemplo:
- 2ª feira: Desenho;
- 3ª feira: Jogos;
- 4ª feira: Escrita;
- 5ª feira: Teatro;
- 6ª feira: Livre.
Quando determinamos as tarefas das crianças, o fato de se saber o que vai acontecer trará segurança para os pequenos e as competições irão estimular o aprendizado e o senso de responsabilidade será indispensável nesse momento.
Muito bom!!!
Obrigada pelo carinho, a nossa intenção é ajudar nesse momento tão complicado e, seu feedback nos encoraja a continuar.