Olá pessoal, tudo bem com vocês? No post anterior conhecemos o Projeto Dorcas e refletimos sobre o cuidado com os idosos. Hoje vamos conversar sobre como aplicar esse olhar no ambiente escolar para amenizar os prejuízos causados pelo distanciamento social.
Aluno – o nosso potinho de armazenar
O ambiente escolar sempre enxergou o aluno como um potinho de armazenar informações e se empenhou ao máximo para que essas informações fossem transmitidas na sua totalidade e consequentemente resultasse no êxito profissional destes alunos, em outras palavras, o sucesso de uma pessoa era medido pela quantidade de informações que armazenava da escola.
O novo normal
O aumento na sociedade de casos de crianças e adolescentes com problemas emocionais e o agravamento da situação após o longo período de distanciamento social expôs uma realidade que há muito tempo gritava por socorro: a escola teve que aceitar que o aluno não é um potinho de armazenar conhecimento, mas um ser humano em desenvolvimento e precisa ser tratado como tal.
A disciplina que falta na escola
Todos nós teremos que expandir os nossos pensamentos e adquirir novos hábitos, como resultado a escola será reflexo disso e certamente a disciplina que falta na escola tomará o seu lugar de direito. Depois disso até eu fiquei curiosa para saber qual é a tal disciplina misteriosa.
Pais e mestres unidos num só propósito
A escola é o reflexo da sociedade, a educação se inicia em casa quando o recém nascido deixa a maternidade, por tanto a disciplina que falta na escola começa com cada um de nós caro leitor que nos acompanha neste momento, a tal disciplina é:
- Ensinar sobre valores;
- Ensinar sobre as emoções;
- A conexão emocional entre pais e filhos;
- Ensinar a cuidar de si;
- Ensinar sobre autoestima;
- Ensinar sobre autoproteção.
Educação Sexual Adequada
Essa é a disciplina que falta nas escolas, uma “educação sexual adequada”, que é o reflexo da educação que recebemos em casa. Acima de tudo é cada um de nós entender que estamos falando sobre o modo como essa criança e adolescente se percebe e percebe o mundo a sua volta, em nenhum momento foi citado termos pornográficos ou que incentivem a vida sexual precoce, em suma só o conhecimento adequado muda a nossa perspectiva da vida e sem informação não há proteção.
Por onde começar?
Para te ajudar nesse processo na página inicial do nosso site você encontra disponível o e-book Pessoas Perigosas, é só clicar no botão e baixar. Nele você encontrará perguntas poderosas para direcionar os seus pensamentos a respeito. Após concluir a leitura você encontra atividades e brincadeiras aqui no nosso site para colocar em prática todo o conteúdo do e-book nas Séries Como Lidar com o Pós Quarentena e Quarentena Kids. Caso você deseja se aprofundar no assunto acompanhe a psicóloga Leiliane Rocha nas redes sociais e se inscreva no seu canal do Youtube.