Como ajudar um amigo com Ansiedade?

Dicas

Olá pessoal, como vocês estão hoje? Espero que realmente vocês estejam se cuidando e que dentro do possível tudo esteja bem.

Não tenho ansiedade

Eu não tenho ansiedade, por isso não tenho propriedade para falar sobre o assunto e tenho muita cautela ao menciona-lo em alguma conversa. A verdade é que tenho amigos que sofrem de ansiedade e gostaria muito de fazer alguma coisa a respeito, no entanto, a ansiedade é algo que não consigo compreender e as vezes me frustro por conta disso.

O que eu fiz então?

Preocupada com os meus amigos comecei a pesquisar sobre o assunto e a conversar com psicólogos para esclarecer as minhas dúvidas e o que aconteceu foi que compreendi a teoria sobre o assunto, mas na prática continuava sem entender nada, o que não podemos esquecer é que estamos falando sobre pessoas e sentimentos e cada um de nós somos um universo.

Foi nesse momento que eu desisti de tentar buscar na teoria o que eu deveria fazer e fui até os meus amigos para explicar a minha situação e ali contei tudo o que pensava a respeito, a minha frustração e fui honesta sobre não entender a ansiedade e não saber o que fazer para ajudar e nesse momento uma pergunta fez toda a diferença para meus amigos e eu:

  • O que eu posso fazer para te ajudar???

Foi nesse momento que parei para ouvir os meus amigos, olhei em seus olhos e apenas os ouvi. Me senti como se estivesse no livro de Jó no momento que seus amigos ficaram sentados ao seu lado e não ousavam falar nada, por que haviam percebido que a dor de dó era profunda de mais.

Ali eu entendi que não temos o poder de mudar o interior das pessoas e tudo bem por isso, mas ao de fato se sentar para doar o nosso tempo para que a outra pessoa possa se ouvir e a partir daí ter condições de buscar uma saida temos sim a capacidade de mudar o mundo a nossa volta.

Depoimento

A vida era uma tremenda correria …Faculdade, estágio, curso, igreja, vida pessoal e ainda tinha o dia a dia de uma dona de casa , mal conseguia da conta até mesmo de min . De repente tudo mudou de um dia para o outro , já não saia mais para a faculdade, estágio, lazer e começamos a fazer tudo isso de casa.

Simone Santos – Criadora do Mundo da Sisa

No início foi bem complicado conseguir auxiliar tudo isso sem sair e tendo que adaptar à nova normalidade, aulas on-line, estágio parou , e eu me vi em casa praticamente sem muita coisa pra fazer.

Retrato da Ansiedade – Antes da terapia

Então foi aí que alguns Hábitos começaram a mudar e a quarentena que era um tédio começou a ser prazerosa. Comecei a adicionar um momento de leitura que era algo que quase não sobrava tempo (rs) , comecei a colocar em prática algo que sempre adorei ( decoração de interiores ) e mudei alguns cantinhos da casa.

E a quarentena que para muitos estava sendo um tédio começou trazendo novas oportunidades. 

Retrato da Ansiedade – Depois da terapia

Através de um convite surgiu a nova parceria com o Diário da Meyroca . Demos início a uma série “como lidar com o pós quarentena”, aonde não só passávamos conhecimento para o público alcançado como agregávamos conhecimentos para nós mesmas. Eu não sabia o que significava procrastinação e foi durante a quarentena que descobri que eu procrastinava o tempo todo rs. Foi uma  abertura incrível para novos aprendizados , novas amizades , novos cursos , novos conhecimentos até mesmo sobre o meu eu . No meio de toda essas surpresas que a quarentena nos trouxe ainda tive o previlégio de conhecer o Auri Pinheiros, um mentor em PNL que me proporcionou uma mentoria gratuita e que me ajudou a rever melhor os meus conceitos e as minhas atitudes .

Agora em setembro juntamente com o Diário da Meyroca, realizamos mais uma série “quarentena Kids” que foi um sucesso e nos trouxe novos aprendizados e novas oportunidades.

E para encerrar esse post quero ti encorajar a rever toda essa situação que o mundo está vivendo com um outro olhar , experimente criar um cronograma diário, experimente ler um livro novo,  fazer um curso novo , ver a sua vida com um novo olhar, ver o que você pode fazer para mudar alguns hábitos que ti fazem procrastinar . Os dias estão sendo difíceis, não tem sido nada fácil pra ninguém, porém está em suas mãos fazer de um dia difícil um dia novo e cheio de novas oportunidades.

Conclusão

O mês de setembro está terminando, tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como humanizar os nossos relacionamento e a repensar as nossas ações. Foi muito legal colocar fita amarela, textos de eu estou com você, mas o que de fato fazemos no dia a dia para acolher as pessoas que sofrem com ansiedade e depressão? Você realmente está disposto a ajudar alguém? É nos outros meses do ano, as vidas não importam ?? E a partir desse momento qual será a sua postura?

Juntos somos fortes .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *