Olá galerinha mágica, tudo bem com vocês? Como foram os últimos dias? Espero que esteja tudo bem, hoje temos o último post do ano, fica por aí, porque ele está sensacional.
Gurus da internet
O mundo virou de cabeça para baixo e a verdade é que ninguém sabe o que fazer, quantas emoções e medos tivemos que enfrentar ao longo dos meses. Para ajudar na missão de amenizar o desconforto dessa situação surgiram os gurus da internet e os nossos ouvidos foram bombardeados com informações de todos os lados e lá no fundo acreditamos ter encontrado a resposta que precisamos nesse momento.
Cuidado com fórmula mágica
O que desejo trazer como pauta no post de hoje é o cuidado que devemos ter com as informações que chegam aos nossos ouvidos, em outras palavras existem pessoas que se aproveitam da nossa vulnerabilidade para tirar vantagens da situação, por isso filtrar e checar as informações é muito importante para nos proteger de pessoas mal intencionadas. Por outro lado, existem informações preciosas, mas que no entanto precisam e devem ser adaptadas a nossa realidade, então para esclarecer o que desejo dizer com o título “cuidado ouvido com o que ouve”, vou trazer a minha experiência pessoal.
Ajustando a informação
Especialistas financeiros ganharam visibilidade com a quarentena e um assunto muito falado por eles foi a dica de comprar um imóvel à vista ou pagar aluguel, mas nunca, jamais financia-lo, o que fez a cabeça de muitas pessoas ferverem de tanto pensar, como resultado, eu vi pessoas procurando um segundo emprego para obter renda extra, vi pessoas perdidas sem saber o que fazer e, ainda vi pessoas desistirem dos seus sonhos, eu Meyroca analisando todo o cenário decidi ir contra todos os argumentos e fiz o meu financiamento.
Cuidado ouvido com o que ouve
Eu refleti sobre qual é a minha classe social e a dos especialistas financeiros, qual é a minha fonte de renda, qual o valor da minha renda, como eu estaria daqui a cinco anos, como esse financiamento afetaria a minha rotina, do que eu abriria mão por causa dele, quais os gastos extras que ele me traria, numa emergência, desastre ou tragédia o que aconteceria, ele cabia no meu bolso?: prestação, condomínio, móveis, piso, luminárias, pintura, eletrodomésticos, taxas, juros, inflação, etc. e assim o meu ouvido foi tomando cuidado com o que ouvia.
Eles estavam certos
É isso mesmo, depois de analisar os especialistas financeiros concluí que eles estavam certos, a taxa de juros é muito alta, comprar à vista te dá um poder de negociação absurdo, isso se você tem condições para o fazer, o que não era o meu caso: 27 anos, ganhando dois salários mínimos, sem reserva de emergência e, foi por isso que eu adaptei as palavras dos especialistas a minha realidade.
Como fazer essa adaptação na prática?
Eu ouvi vários especialistas para confrontar as informações, participei de aulas on-lines sobre empreendedorismo e finanças e a partir daí me dediquei ao meu “Raio-X Financeiro” e mudei os meus hábitos para cumprir as metas que havia determinado. Como resultado, economizei R$ 500,00 por mês e não precisei arrumar outro emprego, isso em 2018 quando nem sonhava com a pandemia.
Para finalizar…
Em suma, hoje nos últimos momentos de 2020 estou no meu apartamento, não precisei congelar as parcelas do meu financiamento e nem pegar empréstimo com um banco ou familiares e a verdade é que estou muito contente com isso. Você percebe que não existem os três passos para o sucesso ou fórmulas mágicas? O que temos que fazer é buscar informação adequada, adaptar a nossa realidade e tomar pequenas atitudes diárias que a longo prazo trarão resultados extraordinários. Portanto, cuidado ouvido com o que ouve e fique mais atento para as oportunidades que estão por vir em 2021.
Quero agradecer a companhia de cada um de vocês em 2020 e dizer que estou ansiosa para revê-los no próximo ano, que Deus abençõe suas vidas, toda sorte de bençãos,
Diário da Meyroca